Computador lento, travando e desligando sozinho? Confira nossa Dica!

Computador lento, travando e desligando sozinho? Confira nossa Dica!

03/07/2018 Off Por Robson Souza

Em nossa postagem sobre Manutenção Preventiva, falamos um pouco sobre a importância de realizar a limpeza física interna do seu computador ou notebook.

Hoje falaremos sobre algumas experiências que tivemos em nosso laboratório de manutenção e atendimento externo.

Nos últimos meses recebemos 4 solicitações para resolver alguns problemas que são frequentes e muita gente não sabe a causa. Um computador com desligamento repentino, um notebook com travamento, um notebook com lentidão e outro com superaquecimento. Após a análise do sistema operacional, iniciamos a verificação interna para descobrir como estava a limpeza física desses dispositivos. Então descobrimos que os 4 apresentaram a mesma situação: EXCESSO DE SUJEIRA entre o cooler e o dissipador de calor do processador.

cooler e dissipador com excesso de poeira e sujeira, limpeza física interna

Esses dispositivos são responsáveis por manter a temperatura ideal do computador. O processador com o fluxo de trabalho, chega a altas temperaturas e precisa que o sistema de arrefecimento esteja em perfeito funcionamento. Sendo assim, irá evitar que o processador seja danificado ou que danifique a placa main do computador.

Sabemos que, com a rotina de uso, nos preocupamos que a nossa ferramenta (o PC ou Notebook), esteja sempre pronto a nos atender com o melhor desempenho possível. Mas infelizmente nos esquecemos de realizar a tão importante Manutenção Preventiva. Na maioria das vezes, passa batido a necessidade de limpeza física interna nos equipamentos. Com o passar do tempo, a poeira e outros elementos que são sugados pelo cooler, vão se armazenando e gerando uma camada espessa de sujeira. Essa camada, impede a passagem de ar para o dissipador que está em contato com o processador,  e assim ocorre o superaquecimento.

Resolvendo com a limpeza física interna.

Nos casos citados anteriormente, a limpeza do sistema de arrefecimento, lubrificação do cooler e aplicação de pasta térmica, resolveu o problema. Com um "plus" da limpeza de sistema operacional, otimização de inicialização e desinstalação de programas desnecessários, os computadores voltaram a fornecer um ótimo desempenho, sem a necessidade de realizar a formatação.

 

Importante: Se não tiver conhecimento e não souber como realizar a remoção correta das peças para a limpeza, você corre o risco de danificar seu equipamento.
Lembre-se sempre de contar com profissionais qualificados para resolver esse tipo de problema, evitando assim danos e prejuízos maiores.

Conte com a rosotech sempre que precisar, tanto nas manutenções preventivas, quanto nas corretivas. Oferecemos comodidade, agilidade e segurança na execução dos serviços.

Atendemos Belo Horizonte e região metropolitana, entre em contato conosco clicando no link e agende uma visita técnica: CONTATO

Siga-nos em nossas redes sociais: instagram e facebook

Gostou? Então curte e compartilha com a galera.

Robson Souza - rosotech.